O GRAFHO – Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral integra a base de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade / Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UNEB e organiza-se, a partir de quatro linhas de pesquisas – Linha 1, ‘Abordagem (auto) biográfica, formação de professores e de leitores’; Linha 2, ‘Educação, Memória, História Oral e Pluralidade Cultural’; Linha 3, ‘Memória, (auto)biografia, infância e alfabetização’; Linha 4 – Narrativas (auto)biográficas e saúde, as quais configuram-se na perspectiva de agregar pesquisadores e estudantes no campo das pesquisas (auto)biográficas, das práticas de formação, suas representações e interfaces com a memória e a História Oral.
Líderes: Elizeu Clementino de Souza e Katia Maria Santos Mota
Sinopse
O Grupo de Pesquisa História Oral, criado em 2002, no âmbito do PPGEduC/UNEB desenvolve diferentes trabalhos com ênfase em estudos centrados na memória, oralidade e suas diferentes formas de registro. A avaliação e ampliação do referido grupo para a constituição e consolidação do GRAFHO/UNEB/CNPq configura-se na perspectiva de agregar outros pesquisadores e estudos no campo das pesquisas (auto) biográficas, das práticas de formação, da infância e suas representações com interfaces com a memória e a História Oral. Este Grupo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e articula-se na interface entre as Linhas de Pesquisa I – Memória, Processos Civilizatórios e Pluralidade Cultural e a Linha de Pesquisa II – Currículo, Tecnologias e Formação de Professores -, reunindo professores-pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação, com vistas a desenvolver estudos e pesquisas acerca das histórias de vida e de leitura, (auto) biografias e as práticas de formação de professores, bem como investigações no campo da história contemporânea na perspectiva de estudos dos processos civilizatórios, da educação, da formação, da memória e da pluralidade cultural na contemporaneidade e outros temas através da citada metodologia. Busca-se, através de relatos e depoimentos de atores sociais, apreender e registrar a memória recente e oral de grupos populares, com especial atenção as narrativas e vozes de professores em suas diferentes configurações e dimensões pessoal e profissional. As experiências em relação aos trabalhos com as histórias de vida e História Oral, marcam entradas significativas sobre a formação de professores e desdobram-se em disciplinas, atividades de extensão e de pesquisas. A participação em Associações Científicas (ANPEd, ASSIHVIF, RedeNAUE, RedeBIOgrafia, CIRBE, Le Sujet dans la Cité, ANNIVHIF), a organização e participação em eventos acadêmicos e científicos (CIPA, ELLUNEB, Simpósio Memória e (Auto)biografia, Encontro de História Oral) demarcam níveis de implicação e de rede que os membros do grupo se vinculam.