Equipes Participantes:
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
Elizeu Clementino de Souza (coordenador)
Kátia Maria Santos Mota
Yara Dulce Bandeira de Ataíde
Maria de Lourdes Soares Ornellas
Maria Olívia de Matos Oliveira
Augusto César Rios Leiro
Lúcia Grácia Ferriera
Patrícia Júlia Souza Coelho
Cristina Kavalkievicz
Ivete Silveira de Araújo
Carla Meira Pires Batista
Simone Santos Barbosa de Andrade
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Maria da Conceição Passeggi (Coord.)
Rosália de Fátima e Silva
Maria do Rosário de Fátima de Carvalho
Tatyana Mabel Nobre Barbosa
Luiz Passeggi
Eleny Gianini
Selma Costa Pena
Sandra Cristinne Xavier da Câmara
Gilcilene Lélia Souza do Nascimento
Universidade de São Paulo (USP)
Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP
Paula Perin Vicentini (coordenadora)
Cynthia Pereira de Sousa
Mônica Appezzato Pinazza
Dislane Zerbinatti Moraes
Vera Ribeiro dos Santos
Talita Dias da Silva e Miranda
Mighian Danae Ferreira Nunes
Resumo:
O projeto de Pesquisa (auto)biográfica: docência, formação e profissionalização busca ampliar as redes de colaboração entre os programas de pós-graduação cooperantes (UNEB / UFRN / USP) de modo a favorecer as interfaces entre os grupos de pesquisa associados, que vêm colaborando em distintas atividades de pesquisa. O Projeto toma como objeto de estudo as memórias, as histórias de vida e as escritas de si no ensino superior e tem como objetivo geral investigar processo de formação, de inserção e de profissionalização docente. Adota-se como base teórica os desenvolvimentos recentes dos princípios epistemológicos, deônticos e metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, tais como estão dispostos nas publicações das três edições dos Congressos Internacionais de Pesquisa (Auto)Biográfica. Admitindo como pressuposto que as narrativas autobiográficas contribuem para a auto(trans)formação de sentidos histórico-culturais concernentes à representação de si e à ação docente, o Projeto busca responder as seguintes questões: O que nos revelam as narrativas auto-referentes, entendidas como método de pesquisa, de formação e de intervenção educativa, sobre o contexto sócio-histórico da formação e profissionalização docente em seus territórios de formação inicial, continuada e pós-graduada? Qual a natureza dos gêneros autobiográficos praticados no ensino superior, seus processos de criação e de recepção, seus modos de ação sobre a pessoa que narra e que orienta as narrativas? Como ampliar e estruturar novos encaminhamentos na formação de professores com base na (auto)reflexão sobre a experiência docente de modo a contribuir para a implicação do(a) professor(a) no próprio processo de (re)conhecimento de si e de sua ação pedagógica? Objetiva-se, a partir da rede de colaboração propiciada pelo Projeto, instrumentalizar professores e pesquisadores em diferentes níveis de formação (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação), na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, para que possam partilhar conhecimentos sobre os usos das narrativas e das histórias de vida na formação docente, bem como propiciar articulação mais orgânica entre as instituições proponente e associadas de modo a fortalecer interfaces, aproximações e perspectivas de trabalho no âmbito da rede de cooperação científica instaurada no Projeto, tanto entre as IES associadas quanto destas com os demais grupos de pesquisa no país e em instituições no exterior com as quais mantém vínculos de colaboração. Para tanto, buscar-se-á desenvolver o Projeto assumindo-se as quatro vertentes da pesquisa (auto)biográfica como eixos de ação e de investigação. O primeiro eixo focalizará o ato de narrar como um fenômeno antropológico e civilizatório, que se realiza mediante diferentes sistemas semióticos, notadamente, a linguagem oral e escrita. O segundo eixo considerará as narrativas autobiográficas como método de investigação, preocupando-se com a constituição e a análise de fontes (auto)biográficas para investigar aspectos históricos, sociais, (multi)culturais, institucionais da formação e da profissionalização docente. O terceiro tomará as narrativas de si como prática de (auto)formação, procurando investigar as atividades autoreflexivas e suas repercussões na formação e inserção na vida profissional. Considerando que as práticas de formação implicam formandos e formadores, o quarto eixo investiga o uso das narrativas autobiográficas como procedimento de intervenção educativa, focalizando a formação docente para o acompanhamento das escritas de si. A pesquisa toma como dados empíricos diferentes gêneros (auto)biográficos, entre os quais as histórias de vida, as biografias educativas, os memoriais autobiográficos (acadêmicos e de formação), as autobiografias de professores, ensaios autobiográficos, diários, cartas e as escritas de professores em seus múltiplos contextos de vida, profissionalização e formação. O desenvolvimento do Projeto abre grandes possibilidades de fomentar e ampliar as pesquisas na área, favorecer impactos positivos para a gestão acadêmica do Programa e dinamizar o fluxo de formação pós-graduada nas Regiões Norte e Nordeste do país.
Palavras-Chave: Pesquisa (auto)biográfica; Histórias de vida; Memórias de formação; formação e profissionalização.
Financiamento: CAPES
Período: 2009/2013