Destaques
As políticas de educação e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização

O presente projeto tem como objetivo fortalecer e consolidar uma rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros, argentinos, chilenos, franceses, portugueses e espanhóis que têm se dedicado ao estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que têm determinado, cada vez mais, uma agenda internacional para a educação. Estas reflexões se estenderão, por meio de uma plataforma de intercâmbio, entre pesquisadores latino-americanos e europeus que envolverá desde a produção de pesquisa comum em perspectiva comparada até a criação e promoção de espaços de diálogos e formação de novos investigadores. Apesar das diferentes trajetórias na evolução dos seus sistemas de ensino, estes países enfrentam mudanças importantes em termos da transformação da organização e gestão escolar. Estamos em face à implementação de um repertório de tecnologias e políticas de orientação de organizações internacionais que apresenta variações de acordo com os contextos nacionais, mas que precisam ser observadas nas suas dimensões mais amplas, além de transformações endógenas relacionadas à história e à mobilização das próprias profissões no interior de cada país. Através de uma perspectiva comparada, o projeto tem como objetivo analisar a transformação da ação pública e a implementação de reformas, redefinindo as fronteiras do trabalho e profissão docente, para explorar as dinâmicas internas relacionadas com novos modos de compromisso e concepções de trabalho, para estudar os modelos de reforma e profissões que circulam em todo o mundo e de entender que eles foram re-problematizados e traduzidos em contextos nacionais e locais. As áreas temáticas priorizadas neste projeto já têm orientado trabalhos de pesquisadores da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado) e da Rede de Cooperação Acadêmica América Latina e Europa, das quais fazem parte, dentre participantes de outros países, as universidades/grupos de pesquisa envolvidos nesta proposta de trabalho, sendo eles: i) Grupos de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral da Universidade do Estado da Bahia (GRAFHO/UNEB/CNPq); ii) Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG/CNPq); iii) Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo, Políticas Educativas e Trabalho Docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/CNPq); iv) Grupo de Investigação Trabajo, Subjetividad y Articulación Social (TRASAS), da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (PUC Valparaíso-Chile); v) Grupo de Pesquisa sobre Política Educativa da Faculdad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires (FFyL/UBA – Argentina), vi) Laboratório de Pesquisa Sociedades, Atores e Governo na Europa da Universidade de Strasbourg (SAGE/UNISTRA, França), vii) Políticas de Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/UL/Portugal) e viii) Grupo de Investigação HUM da Universidad de Málaga (Espanha). Ambas as redes se constituem em iniciativas autônomas de cooperação acadêmica que vem sendo desenvolvidas nos últimos dez anos. A coordenação nacional do projeto caberá ao Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral, do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (GRAFHO/UNEB/CNPq), desdobrando-se como ação da pesquisa Multisseriação e Trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem, a qual conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), no âmbito do Edital 028/2012 – Prática Pedagógicas Inovadoras em Escolas Públicas e do MCTI/CNPq, Chamada Universal n0. 14/2014. As pesquisas desenvolvidas no GRAFHO vinculam-se à abordagem experiencial e às histórias de vida as quais organizam-se a partir de projetos do grupo e de suas respectivas linhas de pesquisa, centrando atenção para as discussões e produção de conhecimento sobre condições de trabalho docente de professores de classes multisseriadas no Estado da Bahia, ampliando-as numa perspectiva comparada com outros países latino-americanos e europeus. As parcerias estabelecidas com a Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Málaga (Espanha), Universidade de Buenos Aires (Argentina) e Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile) destacam-se por ações de pesquisa e formação que vêm sendo desenvolvidas por pesquisadores do GRAFHO/UNEB, do GESTRADO/UFMG, o GPGCPTD/UFPel em plena articulação com o GPPE/UBA (Argentina), o GPEF (IE/UL/Portugal), o Laboratório SAGE da Universidade de Strasbourg (França), Grupo de Investigação HUM da Universidad de Málaga (Espanha), o Grupo de Investigação TRASAS, da PUCValparaíso articulando-se através da Rede de Cooperação América Latina e Europa que hoje se constitui como uma rede vinculada à World Education Research Association (WERA) como uma International Research Network (INR).
 
Coordenação:
 
Elizeu Clementino de Souza (UNEB)
Dalila Andrade Oliveira (UFMG)
 
Equipe da pesquisa:
 
Elizeu Clementino de Souza (UNEB)
Dalila Andrade Oliveira (UFMG)
Adriana Maria Cancella Duarte (UFMG)
Alexandre William Barbosa Duarte (UFMG)
Alvaro Luiz Moreira Hypolito (UFPel)
Ana Maria Clementino Jesus e Silva (UFMG)
Ana Sofia Alves Da Silva Cardoso Viseu (IE/ULisboa)
Ana Sueli Teixeira de Pinho (SEC/IAT)
Andressa Aita Ivo (UFPel)
Carla Fardella (PUCV-Chile)
Edmilson Antonio Pereira Junior (UFMG)
Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa (FFyl/UBA)
Fabio Josué Souza dos Santos (UFRB)
Fernanda Saforcada (FFyl/UBA)
Franciele Roos da Silva Ilha (UFPel)
Hanilton Ribeiro de Souza (UNEB)
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios (UNEB)
Jarbas Santos Vieira (UFPel)
Juliana de Fátima Souza (UFMG)
Jussara Fraga Portugal (UNEB)
Letícia Ramalho Brittes (UFPel)
Liege Maria Sitja Fornari (UNEB)
Lívia Alessandra Fialho da Costa (UNEB)
Lívia Maria Fraga Vieira (UFMG)
Luís Miguel de Figueiredo Silva de Carvalho (IE/ULisboa)
María del Carmen Rordríguez Martínez (UMA-Málaga)
Mariana Conceição Dias (IE/ULisboa)
Mariana Martins de Meireles (UNEB/UFRB)
Myriam Inés Feldfeber (FFyl/UBA)
Nanci Rodrigues Orrico (UFRB)
Neurilene Martins Ribeiro (UNEB)
Nieves Blanco Garcia (UMA-Málaga)
Nora Gluz (FFyl/UBA)
Patrícia Júlia Souza Coêlho (UNEB)
Romuald Normand (UNISTRA-França)
Rosiane Costa de Sousa (UNEB)
Savana Diniz Gomes Melo (UFMG)
Simone Gonçalves da Silva (UFPel)
Simone Santos de Oliveira (UNEB)
Tiago Antônio da Silva Jorge (UFMG)
Verónica López (PUCV-Chile)
Vicente Sisto (PUCV-Chile)
 
Financiamento: FAPESB – Edital 04/2015 – Cooperação Internacional
 
Período: 2015/2017