Pesquisas
Formação reflexiva do professor em Educação de Jovens e Adultos (EJA): questionamentos, inquietações e perspectivas

Equipe Executora:
 
Kátia Maria Santos Mota (Coord.)
Maria Olívia de Matos Oliveira (Vice-Coord.)
Aurea da Silva Pereira Santos
Carla Meira Pires Batista
Daniela Reis Costa
Joseane de Almeida Topázio
Luciana Carvalho Cardoso
Maria de Fátima Mota Urpia
Maria de Fátima Souza Montes
Maria José de Faria Lins
Patricia Carla Alves Pena
Rilza Cerqueira Santols
Simone Amorim Souza
Simone Santos Barbosa de Andrade
Suze de Queiroz Tavares
Tatiane Brito Ribeiro
 
Na sua perspectiva histórica a educação de jovens e adultos tem se situado na oscilação entre parâmetros da educação formal e os da não- formal, causando conflitos de identidade na formação docente. A tensão que os programas de EJA trazem entre os saberes escolares e os sociais, adquiridos pela experiência de vida dos educandos jovens e adultos, contribui para o fracasso escolar dessa população tão duramente excluída dos seus direitos de cidadania. Considerando essa realidade, este projeto de pesquisa pretende trazer as vozes de docentes e educandos para uma reflexão coletiva no sentido de se identificar os pontos de entrave na cultura escolar e as possibilidades de novos olhares que tragam posicionamentos conciliatórios entre as necessidades e interesses reais dos educandos e as trajetórias de formação profissional dos docentes. Optando por uma pesquisa qualitativa, os pesquisadores pretendem registrar a interação dialógica entre docentes e educandos, enfocando suas histórias de vida, concepções sobre o papel da escola, percepções sobre os valores culturais da escola e da comunidade, assim como suas reações diante de leituras de textos que instigam a problematização da temática. As expectativas deste projeto recaem sobre a construção de diretrizes que fundamentem programas de formação continuada da docência em EJA.
 
Palavras Chaves: Educação de Jovens e Adultos; Formação Reflexiva do Professor; Práticas pedagógicas em EJA;
 
Período: 10/04/08 a 10/04/10
 
Financiamento: FAPESB